terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sussumo Osawa, o executivo da manutenção

 Sussumo Osawa foi um bem sucedido executivo do Bank of Boston por 27 anos. Trabalhou em Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, onde, finalmente, assentou pé com a mulher, três filhos e agora também com os três netos. Dono de uma alegria contagiante, este descendente de japoneses não consegue ficar quieto, meditando como provavelmente alguns de seus antepassados japoneses. Assim é que ele todos os dias chega para sua caminhada no Parque da Barragem acompanhado de apetrechos originais para a ocasião: uma sacolinha azul de lona, com ferramentas tais como alicate, tesoura, chave de boca, mandril, chave de fenda, trena, Durepox e óleo para máquinas.
Depois de dez voltas na pista da Barragem, uns 8 mil metros, ainda tem fôlego para fazer a manutenção da “Academia do SUS”, nove aparelhos de  ginástica instalados na praça República do Líbano pelo governo do Estado.
Sussumo Osawa é uma dessas pessoas que não perde tempo em reclamar. Tão logo percebeu a falta de interesse, e o descaso do poder público pela manutenção dos 9 aparelhos, passou a lubrificar, ajustar, desempenar, fixar e até tirar poças de água acumuladas debaixo de aparelhos, com pequenos regos cortados no cimento.
Assim, os frequentadores do Parque da Barragem têm nesta “academia” da praça República do Líbano aparelhos em perfeito estado, sempre lubrificados, limpos e bem cuidados.
Esta manutenção voluntária já dura quase dois anos, desde a implantação dos aparelhos. Sem que nenhum tenha se estragado. E sem custo para o poder público.
Alicate, tesoura, mandril, chave de boca, Durepox e óleo são as ferramentos da boa vontade

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Poucos possuem o espírito altruísta do amigo Sussumo, simples e abnegado conservador do patrimônio público. Como andarilho e frequentador do parque, percebo que não há muita (ou nenhuma) preocupação do poder público em conservar a "Academia do SUS" ou "Academia da Geriatria" como muitos bem humorados usuários já batizaram o agradável espaço de convivência.
    Sempre o vejo por lá, com sua maletinha recheada de ferramentas e muita dedicação todos os dias, o simpático Sussumo a ajustar, consertar e até lustrar o equipamentos da "academia", contribuindo para evitar vandalismo e mau uso dos aparelhos, tornando nossa vida mais divertida e saudável.
    Parabėns ao próprio esforço e recursos, dá exemplo de cidadania e solidariedade aos frequentadores do parque. Abs, Mário Barros

    ResponderExcluir
  3. O Brasil precisa de mais pessoas como você! Parabéns, Eustáquio Augusto dos Santos, pela iniciativa em prol de nossa barragem Santa Lúcia!

    ResponderExcluir