quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Silvia Santiago: a arte urbana modifica comportamentos

O Blog do Parque da Barragem está colhendo opiniões sobre arte urbana, partindo desta intervenção promovida pelo banco HSBC na lagoa da Santa Lúcia, com a instalação da Ilha do Encantamento da artista chinesa Jennifer Wen Ma e com inauguração prevista para o dia 12 de outubro.

A primeira convidada a se manifestar, a artista plástica de currículo internacional, Silvia Santiago, (foto) trabalha com cerâmica, colagem e fotografia. Viveu e expôs seus trabalhos nos Estados Unidos e França. Há 5 anos em BH, participou de exposições em varias galerias e espaços públicos da cidade.
Silvia Santiago acredita que a nova Barragem servirá de exemplo para BH

Este é o depoimento de Silvia Santiago:
"A definição de um trabalho artístico tem mudado nos últimos anos e a diversidade da arte contemporânea (performance, interatividade, eventos, arte urbana, etc) faz com que ela esteja mais próxima do publico. 
"Uma arte que se aproxima da população faz parte da educação de um povo. Pesquisas sobre arte urbana mostram que ela ajuda na revitalização econômica, cria uma atitude coletiva, inspira e modifica comportamentos, reduz o stress.
"A  intervenção no Parque da Barragem é desafiadora e como todo trabalho artístico contemporâneo nem sempre agrada a todos.  Entretanto, intervenções somente são significativas quando desafiam percepções e ultrapassam limites. 
"Olho a Barragem Santa Lúcia e vejo-a como um limite físico e óbvio, entre duas realidades e duas classes sociais. Acredito que essa renovação e disponibilidade do espaço provocará mudanças importantes, facilitando a interação das pessoas. 
"Acima de tudo, a arte de Wen Ma abre caminhos para novas experiências e faz com que as pessoas vejam coisas familiares de uma nova maneira. Espero que todos tirem proveito da nova Barragem e que ela sirva de modelo para outros projetos na cidade."



Nenhum comentário:

Postar um comentário