quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Coluna do Pacome

Carlos Eduardo Guilherme

Zebra é a gíria que designa o resultado esportivo totalmente inesperado que foge a todos os prognósticos óbvios. 

A origem da expressão surgiu no popular Jogo do Bicho, que não tinha a zebra entre os vinte e cinco animais a serem sorteados. Ou seja, era impossível sortear a zebra. 

A expressão se popularizou de tal maneira, que, hoje, todo e qualquer resultado que foge à normalidade é dado o nome de zebra. Tudo começou em 1964, ano em que o folclórico técnico Gentil Cardoso (1906-1970) treinava a pequena Portuguesa carioca. 

No dia 23 de julho de 1964, a pequena Portuguesa de Gentil Cardoso enfrentaria o poderoso Vasco da Gama, pelo Campeonato Carioca de futebol, no Estádio das Laranjeiras, campo do Fluminense. 

“Se meu time vencer hoje vai ser como dar zebra na cabeça no jogo do bicho”, comparou Gentil, sabendo muito bem que a zebra não existe no jogo do bicho. Como a Portuguesa carioca acabou ganhando do Vasco naquele dia por 2 a 1, a expressão ficou para sempre. 

Com o advento da Loteria Esportiva, em 19 de abril de 1970, a expressão ganhou força para designar qualquer resultado surpreendente que complicasse a vida das pessoas que sonhavam em fazer os treze pontos e ficar milionárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário