sábado, 28 de dezembro de 2013

Flor cadáver renasce na terra de Pelé

Sansão Bogarim mede 1,72 metro e a flor cadáver dois metros. Ela nasce em seu quintal há anos, fede mais do que carniça e ressurge a cada mês de outubro no mesmo canto inóspito e de muita compostagem. (foto Sansão Bogarim) 

No sul de Minas, a cidade de Três Corações é mais conhecida por ser a cidade natal de Pelé. 

Há duas semanas, ficou ainda mais conhecida pelas 35 prisões por corrupção feitas pela Policia Federal de toda a cúpula do governo municipal que deixou o poder no ano passado, do ex-prefeito ao presidente da Câmara e secretários municipais. 

Agora, bem, agora pelo mal cheiro da flor cadáver, uma raríssima “amorphophallus titanium” que anualmente floresce no enorme e centenário quintal do excelente fotógrafo e designer Sansão Bogarim (sansaobogarim.com) no centro de Três Corações. 

Seu fedor chega a ser sentido pelos vizinhos, que andaram reclamando de cachorro morto no quintal. Os quatro espécimes de Sansão florescem nos meses de setembro/outubro, ficam com dois metros de altura, duram poucos dias, morrem, transformam-se em inofensivas plantinhas sem cheiro, para novamente surgirem com sua fedentina ano que vem. 

As flores cadáveres, da família das aráceas, surgiram há 100 anos, não se sabe como, estão num canto abandonado e tétrico do enorme quintal de quase quarteirão inteiro e exalam o mal cheiro para se protegerem de predadores.

Foto Sansão Bogarim
Este é o tubérculo que dá origem à flor cadáver, fedorenta e que renasce a cada ano, nos meses de setembro/outubro.

Foto Sansão Bogarim
Este o início da floração da flor cadáver, de existência conhecida por enquanto apenas no Instituto Botânico Inhotim, em Brumadinho, e no quintal do fotógrafo e designer Sansão Bogarim.

Foto Sansão Bogarim
Aqui as sementes da flor cadáver, que surgem depois de ela florir, estar murchando, morrendo, para renascer ano que vem no mesmo local. É o ciclo de vida da "Amorphophallas titanium".

Foto EAS
Sansão Bogarim junto à folhagem inofensiva e sem cheiro na qual se transforma a flor cadáver depois de morrer, para renascer novamente, em outubro, em Três Corações.

Foto EAS
Atras deste muro de adobe de 100 anos moram as flores cadáveres, o mal cheiro que incomoda Três Corações.

3 comentários:

  1. Nossa! Mas que interessante! Nunca tinha ouvido falar nessa flor e suas características me impressionaram, se tivesse uma no meu quintal ou jardim acho que morreria de medo. Terrível o seu aspecto, coisa de cinema, aliás me lembrou antigo filme com o Jack Nicholson ainda em inicinho de carreira, "A pequena loja de horrores" - ótimo. Mas acho injusto para com a flor chamá-la de flor cadáver, afinal trata-se de um ser vivo, não seria possível trocar esse nome? Pobrezinha!
    Gostei da matéria. Sr. Sansão envie fotos e informações para revistas especializadas e mande umas fotos para um estúdio de cinema, sua flor ainda vai fazer muito sucesso! Parabéns por mantê-la e cuidar dela. Abraços especiais,
    Ângela

    ResponderExcluir
  2. ESTA MINHA CIDADE É MESMO BIZARRA.....KKKKK

    ResponderExcluir
  3. Falta acontecer mais oque nessa minha cidade....kkkkkkk

    ResponderExcluir