domingo, 13 de abril de 2014

Figurinhas e figurões na República do Líbano

O Clubinho da Troca funciona todos os sábados e levas crianças e adultos à praça república do Líbano
O Parque da Barragem ganhou movimento inusitado desde o último sábado, quando começou a funcionar o Clubinho da Troca

Idealizado há mais de 15 anos por João Batista Pereira, hoje é comandado pela filha Jacqueline Pereira, herdeira da Banca República do Líbano, localizada na praça República do Líbano.

O clubinho atrai crianças e adultos, colecionadores dos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo 2014 e de muitos outros que fazem a alegria da garotada e dos marmanjos.

A movimentação é tão grande que Jacqueline ganha, aos fins de semana, a ajuda da irmã, a corretora de seguros Fabiana Pereira. 

Tudo começou quando o pai, jornaleiro apaixonado por figurinhas, inaugurou a divertida troca com os clientes. A brincadeira acabou alavancando o negócio, que cresce a cada final de semana.

E vieram as promoções, sorteios – o primeiro vai ser no domingo de Páscoa, e o prêmio é uma taça de chocolate. A regra é simples: quem compra 10 pacotinhos, a R$ 1 cada, ganha uma cartela para fazer trocas.

Jacqueline não gosta de falar sobre números, mas calcula ter mais de mil clientes fieis. Além de trocar as repetidas com a banca, os colecionadores também fazem trocas entre si, inaugurando uma saudável convivência que colore o Parque.


Fabiana e Jacqueline Pereira, as herdeiras que tocam o negocio com alegria e competência


A administradora de empresas Luciana Nunes (na foto, com a filha Ana Clara) mora no Gutierrez e caminha regularmente no Belvedere, por conta da proximidade da escola da filha, que estuda na Fundação Torino.

Mas, neste fim de semana, ela mudou os hábitos e passou a manhã no Parque da Barragem. Tudo por causa da troca de figurinhas na Banca República do Líbano. 

Quem descobriu o endereço foi Ana Clara, que começou a colecionar o álbum da Copa do Mundo incentivada pelas amiguinhas.

Luciana amou o ambiente, observando a empolgação não somente dos pequenos, mas também dos pais, que acabam se envolvendo na saudável brincadeira. 

“A gente vê pessoas de todas as idades, as crianças interagem entre si, encontram amiguinhos e colegas, é muito bom”, diz ela, enquanto ajuda a filha a colar as figurinhas no álbum recém-adquirido na própria banca. 


Geancarlo Grossi (na foto, com o filho Yago) é cirurgião cardiovascular, e opera no Hospital Luxemburgo, atualmente uma referência em cirurgias do coração.

Nos fins de semana, ele é apenas pai de Yago, de 9 anos, um cruzeirense apaixonado como o pai, que entrou na nova mania de colecionar figurinhas.

Foi Yago que descobriu o Clubinho da Troca, na banca da Barragem, e convenceu o pai a deixar a aprazível Vila Alpina, condomínio fechado no município de Nova Lima, para passar a manhã de sábado trocando figurinhas do álbum da Copa.


Para o médico, a brincadeira é uma boa maneira de interação entre pais e filhos, um momento só deles, quando o mundo dos adultos dá lugar ao gostinho de infância. 

Yago é um craque no tapão, um jogo que, como muitos outros, havia caído no esquecimento de quem tem mais de 40 anos de idade, e que agora retorna com a febre dos álbuns, que envolve crianças e adultos.

Leonardo Albino (na foto, com o filho Gabriel Mamede) é engenheiro eletricista, mora no Santo Antônio e frequenta o Parque da Barragem desde 2010. Mas nem chega perto da pista de caminhada.

Seus interesses são outros: junto do filho único, ele vem para trocar figurinhas na Banca República do Líbano. Já montaram vários álbuns, e agora, a bola da vez é o da Copa do Mundo. 

Para Leonardo, acostumado aos rígidos cálculos da profissão, a mania de colecionar figurinhas é uma brincadeira que educa e impõe disciplina às crianças.

“É um ótimo passatempo. Além de facilitar a socialização com outras crianças, montar um álbum requer organização. A criança também aprende a cuidar de suas próprias coisas”, constata. Outra vantagem apontada pelo engenheiro é que pai e filho podem curtir momentos saudáveis juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário