segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ande, corra, mova-se. Combata o sedentarismo

COLUNA DO PACOME

Carlos Eduardo Guilherme

“Eu não tenho tempo para fazer atividades físicas. Chego ao trabalho cedo e saio tarde”. 

A desculpa é manjada. Serve para resumir a visão de muitos a respeito de atividades físicas. Infelizmente, o sedentarismo relaciona-se com vários tipos de doenças. 

Entre elas, os distúrbios cardiovasculares e os acidentes vasculares cerebrais (derrames). Para fugir das estatísticas trágicas, bastam apenas alguns minutos diários de exercícios aeróbicos de intensidade moderada.
    
É difícil, no entanto, não interpretar a “falta de tempo” como desculpa para a preguiça. Para o preguiçoso todo dia é feriado. Quando resolve malhar, vai começar no dia seguinte. Enquanto a semana do malhador tem sete “hojes” a do preguiçoso tem sete “amanhãs”. 

Há preguiçosos que exageram, de noite dormem e de dia descansam. A aversão natural à ginástica é alimentada pelas conquistas dos avanços tecnológicas incorporada ao cotidiano, que vêm transformando o homem num animal cada vez mais imóvel.
    
O hábito das atividades físicas contribui com a melhora da performance cardíaca; controla e estabiliza a pressão arterial; aumenta o volume sanguíneo.

Melhora a função pulmonar e muscular; reduz o risco de doenças crônicas degenerativas; fortalece os ligamentos e tendões; melhora a resistência a traumatismo e contusões.

Controla o peso corporal; aumenta a auto-estimareduze os níveis de colesterol, triglicérides e aumenta o HDL (colesterol bom)reduz o estresse; melhora o sono; melhora o equilíbrio, diminuindo o risco de quedas. 

Diminui a perda de massa óssea, tornando os ossos mais fortes, entre outros benefícios. Os adeptos das atividades físicas liberam uma substância chamada endorfina. Substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física que dá enorme prazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário