terça-feira, 17 de junho de 2014

Cleópatra gostava do vermelho, Nefertiti, rubi. As mineiras vão de azul


Débora de Freitas Almeida (foto) é manicure do Salão Lírios, instalado há 30 anos por sua mãe, Sandra Freitas, em luxuosa mansão na Avenida Consul Cadar, no São Bento.

Ela conta que a clientela entrou mesmo no clima da Copa do Mundo: todas querem as unhas pintadas de azul ou verde. De quebra, algumas ainda pedem a estampa da bandeira do Brasil. 

As mais jovens se arriscam a pintar cada unha de uma cor da bandeira, ou verde e amarelo, ou azul e verde.

Débora, que trabalha com a mãe há 12 anos, é habitué do Parque da Barragem Santa Lúcia. Corre todas as manhãs na pista, depois de se exercitar nos aparelhos da academia a céu aberto.

Como curiosidade, e apesar de tantos usos na contemporaneidade, o esmalte já integrava o cotidiano da realeza do Antigo Egito. Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. 

As cores mais vibrantes ficavam relegadas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito. 

Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi. (post Tetê Rios)



2 comentários:

  1. Maravilhosa minha manicure! Tânia Zambelli

    ResponderExcluir
  2. Beleza de unhas, mãos, cor fantástica! Parabéns Débora!
    Abraço,
    Ângela

    ResponderExcluir