sexta-feira, 13 de junho de 2014

O lago do Parque da Barragem não serve para esportes aquáticos

A água do lago do Parque da Barragem não é propícia para a prática de esportes aquáticos, pesca ou banhos. Foi criado como área de amortecimento dos córregos e entrada de água pluvial do entorno.
A Prefeitura de Belo Horizonte não permite a utilização do lago do Parque da Barragem Santa Lúcia como local para a prática de esportes aquáticos.

Esta é a resposta ao leitor do Blog do Parque da Barragem, Emiliano Romero, que está interessado em levar para o local um esporte chamado Winch (guincho, em inglês) que consiste exatamente na tração, pelo guincho, do esportista através da água sobre uma prancha puxada por um cabo, uma corda.

Segundo a chefe do Departamento de Parques da Regional Centro Sul, Tatiani Cordeiro, bióloga e botânica, “não é permitido o uso para práticas esportivas, banho, pesca e similares do local. Qualquer tipo de uso do espelho d'água ou outra área do Parque deve ser previamente autorizado pela Fundação de Parques Municipais.”

A bióloga argumenta, com razão, que a lagoa recebe esgotos clandestinos, água pluvial contaminada por detergentes de postos de gasolina e lavadores de carros, portanto, sem condições de uso para recreação. 

Além disso, a lagoa é funda em alguns setores, oferece perigo de afogamento e uma autorização para a práica esportiva demandaria na existência de salva-vidas e todo um esquema de proteção ao usuário, o que não existe atualmente.


Tatiani Cordeiro, chefe do Departamento de Parques da Regional Centro Sul, e Ana Beatriz Pietra, gerente de Parques da Fundação de Parques Municipais
A lagoa serve mesmo é como área para contemplação, por sua beleza cênica, e para refrescar o ambiente
Apesar da proibição, Alexandro Miguel está sempre por ali, remando seu caiaque


Nenhum comentário:

Postar um comentário