quarta-feira, 23 de julho de 2014

A prevenção da Doença de Alzheimer

O Instituto de Saúde Pública da Universidade de Cambridge divulgou recente estudo informando que um terço dos casos de Alzheimer poderiam ser evitados se nos cuidássemos.

Acredita-se que 44 milhões de pessoas no mundo tenham Alzheimer e que esse número chegue a 106 milhões de casos até 2050. Segundo pesquisa de Cambridge, no entanto, se a população mundial diminuir em 10% cada um dos fatores de risco modificáveis da doença, será possível evitar cerca de 9 milhões de casos de Alzheimer até 2050.

Para prevenir a perda da memória devemos ter alguns cuidados.

Dormir Bem. É durante o sono que a memória e a aprendizagem se consolidam.
Não Fumar. "O tabagismo leva à perda de memória de modo indireto".
Tratar stress e depressão. O estado de stress crônico libera hormônios como adrenalina e cortisol, que prejudicam a fixação da memória.

Hipertensão. A hipertensão pode fazer com que os vasos do cérebro se estreitem, já que estimula o aumento da musculatura dos vasos e diminui a permeabilidade para a passagem de nutrientes, oxigênio e gás carbônio.

Colesterol LDL. Níveis altos de colesterol LDL, chamado de colesterol “ruim”, leva ao depósito de gordura nas paredes das artérias de todo o corpo — inclusive no cérebro — e que causa o entupimento das veias.

Tomar café moderadamente. A cafeína ativa a liberação de energia da célula. Com isso, os impulsos cerebrais têm um desempenho melhor, o que contribui para a melhor fixação da memória.

Praticar atividade Física. O exercício físico, além de melhorar fatores de risco como hipertensão e colesterol alto, melhora o fluxo sanguíneo do cérebro, evitando o declínio cognitivo.

Monitorar doenças cardíacas. Caso o coração não funcione corretamente, o sangue não circula como deveria e pode favorecer o entupimento de vasos do cérebro.

Controlar o diabetes. O diabetes causa a degradação das paredes das artérias e facilita a formação de placas de gordura.

Ter uma dieta saudável. A glicose é o combustível para o cérebro. Sem ela, as conexões cerebrais ficam comprometidas — podem ocorrer falhas no armazenamento e no resgate de informações. Assim, uma dieta rica em frutas e cereais colabora com o funcionamento do cérebro. Mas o consumo precisa ser moderado, pois a ingestão exagerada de açúcar pode dificultar a fixação da memória. De acordo com um estudo publicado na revista Neurology, pessoas que apresentaram os maiores níveis de açúcar no sangue em jejum se saíram pior em um teste de memória do que aquelas que tinham as menores taxas.
Maneirar no álcool. O álcool em quantidades altas é tóxico para o cérebro.


Exercitar a memória. Algumas atividades obrigam o cérebro a armazenar e resgatar dados. Aprender uma nova língua ou ler um livro, por exemplo, são bons exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário