sábado, 30 de agosto de 2014

Karla Brunet, errante, doutora nas artes do mundo


( EAS, de Berlim, especial para o Blog do Parque)  A gaúcha Karla Brunet (foto) é fotógrafa, artista e pesquisadora. Mora em Berlim, no bairro de Kruezberg, e está fazendo um pós doutorado em artes e tecnologia.

Que vem a ser o seguinte.

O artista imagina uma instalação contemporânea, por exemplo. Mas não tem o conhecimento tecnológico necessário para implantar a ideia. A Karla pode ser esta pessoa que vai ensiná-lo com a tecnologia, vai fazer por ele ou vai se utilizar ela própria em suas ideias.

Que não param de brotar de sua mente ágil e fértil.

Ela mesma é programadora de computadores e ensina a matéria para artistas na Universidade Federal da Bahia.

Karla é uma viajante compulsiva. Já esteve no mundo todo, África, Austrália, Américas, Europa. É uma errante. 

E tem até um site onde conta suas histórias, suas viagens, suas impressões, um pouco de sua vida agitada. Entre lá: http://errante.com.br/

Veja só o currículo de Karla Schuch Brunet, nascida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Doutora em Comunicação Audiovisual (UPF, Espanha – bolsa Capes), mestre em Artes Visuais – Fotografia (MFA, Academy of Art University, EUA  – bolsa Capes) e especialista em Crítica da Arte Eletrônica (Mecad, Espanha).

Desenvolveu e participou de projetos em artes visuais e internet, e, também, lecionou em universidades de São Paulo e Salvador. Entre 2007 e 2009 realizou pesquisa de pós-doutorado em cibercultura no Pós-com/UFBA (bolsa Fapesb).

Igualmente, participou de diversas exposições artísticas, tanto no Brasil quanto no exterior. Hoje em dia, é professora do IHAC (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências) e do Pós-Cultura da UFBA, onde pesquisa projetos de interação entre arte, ciência e tecnologia.

Abaixo, três fotos de uma escultura no pátio elevado em frente à Berlin Hauptbahnhof (principal estação de trens de Berlin), numa representação Hight Tech em homenagem aos viajantes, à mobilidade das pessoas, conforme imaginado pelo professor Jurgen Goertz. A nova estação foi inaugurada em 2006 pela Chanceler Ângela Merkel.







Nenhum comentário:

Postar um comentário