terça-feira, 12 de agosto de 2014

O professor Humberto vai estudar sistemas quânticos na Eslovênia


Humberto Lemos (foto) é professor universitário. Dá aulas de Matemática no Campus de Ouro Branco da Universidade Federal de São João Del Rey. Morou na pequena cidade durante três anos, assim que foi aprovado no concurso, quando a faculdade acabava de ser implantada ali.

Há dois anos, transferiu-se novamente para Belo Horizonte, quando sua mulher, Larissa, formada em Direito, passou num concurso do Ministério Público. 

Atualmente, mora no Bairro Santa Lúcia e é frequentador assíduo do Parque da Barragem aos fins de semana, para onde vem com a pequena Cecília, de cinco anos e meio, para pedalar e jogar bola.

Com mestrado e doutorado em Física pela UFMG, Humberto está de malas prontas para a capital da Eslovênia, Liubliana, para onde segue no final deste mês.
A República da Eslovênia é um pequeno país do Leste Europeu, a oeste da Itália. 

Integra a União Europeia desde 2004 e é o único ex-país comunista a fazer parte ao mesmo tempo da União Europeia, do Acordo de Schengen, da Zona do Euro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e da Organização do Tratado do Atlântico Norte. 

Seu Índice de Desenvolvimento Humano é o 21° maior do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas.

Humberto foi aprovado pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, e vai fazer um pós-doutorado naquele país, com uma pesquisa sobre Sistemas Quânticos Abertos

Nenhum comentário:

Postar um comentário