quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Beth Lírio procura sede para seu Museu do Bordado, inédito e muito pocurado


Reza o ditado que santo não faz milagre na própria terra. É o que acontece em BH com o Museu do Bordado. Fundado há mais de 10 anos pela artista plástica Beth Lírio, o Museu até hoje não tem sede própria, e funciona na casa da fundadora, no Bairro Cidade Nova.

O Museu do Bordado recebe visitas que vão de mulheres de associações de bordadeiras a turistas estrangeiros, que ficam encantados com as peças que retratam a história da mulher mineira.

Recebe também caravanas de estudantes de moda, de design, de história, de artes plásticas e de museologia de vários estados, além de excursões de grupos de terceira idade, de deficientes físicos e mentais participantes de  programas de reabilitação da Prefeitura.

Até hoje, o Museu não teve nenhum apoio financeiro do Poder Público nem do privado. Todas as pessoas trabalham de forma voluntária. 

As leis de incentivo não aprovam o Museu por ele não ter sede, e por estar instalado na casa da fundadora. Seu acervo tem mais de 2.000 peças, verdadeiras relíquias de todo o Brasil.

No ano passado, o Museu do Bordado foi incluído no Guia Nacional dos Museus, e já fazia parte dos guias de Museus de Belo Horizonte e da Belotur. 

No Ibram, só seria possível conseguir verbas federais para fazê-lo funcionar com profissionalismo se o Museu tivesse uma sede. Beth Lírio está organizando um abaixo assinado pedindo um local para o Museu.

Ele é inédito é o único do Brasil! Só existem três no mundo e foram criados por órgãos públicos em Nice, outro na Ilha da Madeira e este em BH que já é registrado em cartório, e no IBRAM, tendo patente até 2019. 

A luta é para encontrar uma sede para o Museu que cresceu de tal forma que a Belotur foi obrigada a colocar placas de indicação, a partir da Cristiano Machado e Av. José Candido da Silveira por que as pessoas que vinham de fora se perdiam e começaram a chegar reclamações sobre a falta de placas indicativas.

E o acervo também cresceu, chegando doações de todo Brasil!  Quem cuida de tudo é Beth Lírio e a nora dela Mariangela Mucida, que, nos momentos vagos, lavam, passam, restauram, catalogam tudo com datas e a história da família que doou.

Uma boa ideia para o novo Governo que vai assumir o comando de Minas a partir de janeiro próximo.

Para agendar visitas, ligue (31) 3484-1067 (post Tetê Rios)



Nenhum comentário:

Postar um comentário