domingo, 25 de janeiro de 2015

Saiba como será o Novo Parque da Barragem Santa Lúcia


Leia o texto abaixo para conhecer o que a Associação dos Amigos do Parque da Barragem Santa Lúcia pretende com o Novo Parque da Barragem Santa Lúcia.


Novo Parque da Barragem Santa Lúcia


Caminhos de convivência e cidadania


O Novo Parque da Barragem Santa Lúcia será um inédito e belíssimo espaço de convivência na Zona Sul de Belo Horizonte, um novo cartão postal para a melhor Capital do Brasil.

O projeto em elaboração pelo renomado arquiteto Gustavo Penna vai incorporar duas áreas adjacentes ao parque, a Praça República do Líbano e o Parque Jusante da Barragem Santa Lúcia, e transformar a área de 100 mil metros quadrados num espaço de lazer, prática de exercícios, jogos, praças de alimentação e até futebol de várzea com possibilidades de transmissão por rádios e televisões. 


O Novo Parque vai promover a integração nos esportes e lazer entre os frequentadores moradores dos bairros circunvizinhos e dos residentes no Aglomerado Santa Lúcia.
Vai beneficiar e atender às expectativas e solicitações dos moradores do Aglomerado Santa Lúcia, através de sua Associação Desportiva, que terão reformados os campos de futebol com a construção de arquibancadas, vestiários, cabines para rádios e televisões, salões de convivência, comércio e atividades recreativas, sociais e culturais.

Esta obra aproveita o importante momento no qual a Prefeitura de Belo Horizonte inicia de fato a urbanização do Aglomerado Santa Lúcia, com o término da construção dos conjuntos habitacionais do Vila Viva e sua ocupação pelas famílias desapropriadas em função do alargamento da Rua Principal. No Aglomerado serão criados dois novos parques, do Bicão, um para preservação de nascentes e outro para esportes radicais.

O Caminhante, a cidade caminha junta


O Novo Parque terá um “Monumento à Vida”, um Caminhante, no centro do lago do Parque da Barragem, novos caminhos para os praticantes de caminhadas, mais árvores, mais sombra, novos quiosques, espaços de convivência e contemplação, ciclovias, áreas especiais para frequentadores com cães, equipamentos de ginástica e locais específicos para famílias e suas crianças.


A Barragem Santa Lúcia existe para fazer a contenção das águas das nascentes no bairro São Bento, hoje preservadas no Parque das Nascentes da Barragem Santa Lúcia, e canalizadas até o lago do parque. A água limpa das nascentes será também utilizada para inúmeras fontes e bebedouros distribuídos ao longo dos caminhos de convivência.


O projeto fará uma integração harmônica com o quartel do 22º Batalhão da Polícia Militar, se possível interferindo na área militar de forma a melhorar a convivência e segurança entre policiais e frequentadores.


Os Amigos do Parque, uma proposta de respeito


A proposta para a construção deste novo Parque da Barragem Santa Lúcia (nome oficial Parque Jornalista Eduardo Couri) partiu de um grupo de frequentadores, caminhantes na pista da orla do lago.


O grupo constituiu a Associação de Amigos, Frequentadores e Usuários do Parque da Barragem Santa Lúcia, convidou o arquiteto Gustavo Penna para elaborar o projeto e conseguiu o apoio das associações de moradores dos 8 bairros circunvizinhos ao parque: Santa Lúcia, São Bento, Vila Paris, Luxemburgo, Coração de Jesus, Cidade Jardim, Santo Antônio e Aglomerado Santa Lúcia.


Tem o apoio do Blog Parque da Barragem, poderoso instrumento de comunicação entre os frequentadores, criado e editado pelo jornalista Eustáquio Augusto dos Santos em setembro de 2013, com postagens diárias, e responsável por campanhas de melhorias na área do Parque, inclusive segurança dos frequentadores. Eustáquio Augusto dos Santos é também o presidente da Associação de Amigos do Parque.


O Prefeito Marcio Lacerda conhece o projeto e o apoia


Este Novo Parque da Barragem, que recebe uma média de cinco mil caminhantes por semana, vai atender a uma população estimada de 60 mil pessoas moradores dos oito bairros de sua influência.


O Parque Conectado, uma nova Parceria


O Novo Parque da Barragem Santa Lúcia será um Parque Conectado.


A Associação de Amigos pretende convidar operadora de telefonia a entrar no projeto para implantação de uma poderosa rede wifi, cabos de fibra ótica, novas plataformas e aplicativos que beneficiem a região.


Os postos de saúde poderão atender melhor, com sistema de comunicação mais eficiente. As escolas estaduais, municipais e particulares serão beneficiadas, a mobilidade urbana será melhorada de forma a que os veículos possam fluir sem congestionamentos, com ônibus em horários certos e carros percorrendo ondas verdes de trânsito no principal eixo viário da região, a avenida Prudente de Morais. A polícia poderá agir com mais eficiência.


Será inovador na medida que consiga ser o Parque Conectado, indutor e irradiador de ações do bem, de forma a promover a interação de pessoas de forma física, em seus espaços, e virtual, por suas antenas de propagação de sinais de internet.


O Novo Parque da Barragem Santa Lúcia vai promover a qualidade de vida na cidade grande, fazer com que as pessoas se encontrem mais em ambiente saudável, alegre, de dia ou de noite.


Com promoções, boa comunicação e gestão eficiente o Novo Parque vai promover os caminhos da cidadania, da convivência, dos encontros pela vida.

2 comentários:

  1. Quer dizer que o parque vai ficar ainda mais bonito? Contem comigo como voluntário. Caminho no parque todos os dias e acho este trabalho do grupo de amigos muito, muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho. Uma ótima iniciativa para a cidade e seus moradores.
    Sonia Meinberg

    ResponderExcluir