terça-feira, 21 de abril de 2015

Maria dos Anjos esteve doente, recuperou a alegria e agora ajuda o próximo


A lavradora aposentada Maria dos Anjos Martins Alecrim (foto) é uma das pessoas mais populares do Parque da Barragem.

Comparece todas as manhãs. Vem a pé, do Beco Santa Inês, no Alto Santa Lúcia, onde mora há muitos anos. Na volta, pega um ônibus, “que ninguém é de ferro para aguentar o ladeirão”, brinca.

Nascida e criada em Malacacheta, no Vale do Jequitinhonha, Maria dos Anjos trabalhou na roça até se aposentar. Com muita gente da família morando em BH, veio pra cá e se adaptou à vida da cidade grande.

Começou a caminhar na pista há seis anos, por recomendação médica, por causa da hipertensão. Atualmente, com a saúde em forma, se limita a cultivar as amizades que fez por aqui. 

Nas quatro voltas pela Barragem  que completa com passos lentos, Maria dos Anjos vai contando que nunca se casou nem teve filhos, mas criou três sobrinhos, todos casados, com filhos que a consideram a avó.

Mora com uma irmã cadeirante, a quem ajuda no dia a dia. Albina, enxerga mal, e teve um câncer de pele que a obrigou a um enxerto no braço, mas não se abala: “passo protetor solar quatro vezes ao dia, e vou levando”.

Duas vezes por semana, está ela lá, de uniforme, praticando o Ling Gong, a ginástica que a cada dia ganha mais alunos no Parque da Barragem, com suas aulas gratuitas e a dedicação incondicional da coordenadora, a assistente social Maria Tereza Rodrigues, do Centro de Saúde Santa Lúcia, da Prefeitura de Belo Horizonte. 

As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 8h da manhã. (Post Tetê Rios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário