quinta-feira, 16 de abril de 2015

Terezinha leva a vida a conversar


Terezinha de Oliveira (foto) é aposentada e leva a vida entre cuidar da neta, Manoela, e caminhar pelas ruas do Bairro Luxemburgo, onde mora em ampla casa, há mais de 30 anos.

Conhece cada canto da rua onde mora, cada vizinho, cada porteiro ou faxineira dos prédios. Conversa com todo mundo, sabe o nome dos motoristas de ônibus da linha 9104, da qual é usuária quase que diariamente. 

“Quando me canso de caminhar eu pego um ônibus para subir a ladeira”, explica.

Gosta de frequentar o Parque, mas somente quando encontra uma carona. Aos domingos, prefere andar na Avenida Prudente de Morais, que acha mais animada.

Mãe de dois filhos, Túlio e Gabriela, Terezinha tem sempre um caso para contar do mais velho, que mora há dez anos nos Estados Unidos. 

É avó também de uma netinha americana, Nataly, mas se ressente de não saber falar o inglês e de a menina não ter aprendido o português. “Fica complicada a comunicação”, se entristece.

Seu assunto do momento, no entanto, não são os filhos nem as duas netas, mas o aumento da conta de água. “Estamos pagando mais de R$ 300 por mês”, se escandaliza. 

Terezinha não imagina que, a partir do mês que vem, os gastos vão crescer ainda mais: a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais - ARSAE-MG acaba de autorizar novo reajuste das tarifas de água e de esgoto da Copasa. 

O índice autorizado é de até 15,04%, com aplicação por um ano a partir de 13 de maio. (Post Tetê Rios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário