segunda-feira, 22 de junho de 2015

A poeira dos campos de futebol trouxe a bronquite para o parque


O médico Valdir Galvão (foto) mora há mais de 30 anos em frente ao parque, a montante da barragem, e acompanhou todas as obras que transformaram o local neste lindo espaço de esporte, lazer e convivência social.

Mas o médico tem uma séria preocupação, especialmente com a entrada do inverno: o recrudescimento de bronquites na área, especialmente causadas pelo pó vermelho dos campos de futebol sem capeamento de grama, uma forma de poluição e, portanto, um fator de risco que atinge especialmente os jogadores.

A bronquite, como ele explica, é geralmente causada por vírus. A doença costuma estar acompanhada de uma outra infecção viral respiratória, como gripes e resfriados. 

No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, se espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Isso significa que uma bactéria infectou as vias respiratórias, além do vírus.


No passado, Valdir Galvão agiu por conta própria, mandando molhar os campos, naturalmente com a anuência dos jogadores, mas não funcionou. Tentou também gramá-los, mas os próprios usuários rejeitaram a ideia: afinal, diziam, campos de várzea têm que ser mesmo de terra, assim como os da barragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário