sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A psicóloga social tem intensa participação comunitária


“A Psicologia Comunitária é uma aplicação da psicologia social para resolução dos problemas sociais nas comunidades. Constitui-se como disciplina recente na história da psicologia. Sua origem remonta à psiquiatria social e preventiva, à dinâmica e psicoterapia de grupos, práticas "psi" que conceituavam uma origem social a seus objetos de estudos.”

Fabíola Carvalho (foto) mora no bairro Santa Lúcia, é psicóloga social, formada pela UFMG, e pós-graduada em gerontologia e psicologia hospitalar. Ela participa, e é uma das mais interessadas, das caravanas do Orçamento Participativo da PBH.

No momento está trabalhando pela implantação do Parque Municipal Paulo Berutti, o parque ecológico do bairro São Bento, que já tem assegurados R$1,5 milhão, mas discute os tipos de equipamentos e usos os moradores vão querer para a área de 33 mil metros quadrados.


“Fundamental para compreensão da Psicologia Comunitária é o conceito de comunidade, seu objeto material e campo de atuação. 

O termo Comunidade, utilizado hoje em dia na Psicologia Social, é bastante elástico e capaz de incluir em seu escopo desde um pequeno grupo social, um bairro, uma vila, uma escola, um hospital, um sindicato, uma associação de moradores, uma organização não - governamental, até abarcar os indivíduos que interagem numa cidade inteira.”

O Beco dos Pássaros também foi visitada pela Caravana da OP a qual Fabíola faz parte.

Um comentário:

  1. Parabéns Fabíola. As pessoas precisam se dedicar a causas sociais, em benefício de todos e em favor do meio ambiente.

    ResponderExcluir