segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Atenção. BH é recordista em leishmaniose. Limpe seu cão.


A cada dia, aumenta a população de pets em todo o país, fato que por aqui é comprovado no grande número de cachorros que usufrui, com seus donos, do Parque da Barragem.

Na verdade, um levantamento inédito do IBGE realizado em junho deste ano revela que existem mais de 54 milhões de cães no Brasil, número que supera a população de crianças no país. 

De acordo com a Pnad, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, são 44,9 milhões de brasileiros entre 1 e 14 anos.

No entanto, poucos conhecem os perigos a que estes nossos doces e amados companheirinhos estão sujeitos, entre eles a temida leishmaniose

E também são poucos os que sabem que Belo Horizonte é hoje o município brasileiro que mais sofre com a ocorrência da doença.

Os dados são assustadores: somente nos primeiros meses deste ano, dos 18.594 exames realizados, 3.278 apresentaram resultado positivo para a doença, e 2.619 animais tiveram de ser sacrificados. Pior: 22 pessoas contraíram a Leishmaniose, e sete morreram vítimas da doença.

Por isto, alertados pelo nosso biólogo de plantão, leitor assíduo do Blog do Parque da Barragem e observador atento de tudo o que se passa por aqui, o doutorando em Biologia pela UFMG Júlio César Maciel, estamos lançando a campanha para que cada um recolha as fezes de seus animais, e ajudem a vigiar quem ainda não adotou esta prática.

Explica-se: o cocô do cachorro é uma das principais formas de proliferação da mosca varejeira e da mosca preta. No verão, quando molhadas pela chuva, as fezes atraem as moscas que, além da leishmaniose, podem provocar lombrigas, bernes e bicheiras.

Por isto, antes da estação das águas, o Blog lança a campanha: vai passear com seu cãozinho? Leve um saquinho plástico, recolha as fezes e jogue no lixo. Afinal, não custa nada, mas a participação da comunidade é fundamental para o controle da doença. (Post Tetê Rios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário