segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Suez, o metalurgista que se fez filósofo e ativista sócio-ambiental


O engenheiro metalurgista Suez Bitencourt Rissi (foto) foi professor do renomado ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, pesquisou por anos no CTA – Centro tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos, SP, e esteve envolvido nas grandes e importantes soluções aeronáuticas do País no passado.

A curiosidade intelectual de Suez, assim mesmo, como o canal no Panamá, o levou atualmente, aposentado que está, mas ativo na política associativa do bairro São Bento, a estudar as novas questões postas pela física quântica.

Se, no passado, o professor e pesquisador esteve envolvido com os aspectos meramente práticos dos sólidos e líquidos, agora encara a física quântica mais pela abordagem filosófica, desde os iniciadores Fritjof Capra, com o Tao da Física e Ponto de Mutação, a até à transdisciplinaridade atual.

“A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.”


Ufa! Em assuntos mais prosaicos, Suez esteve participando no sábado da Caravana do Orçamento Participativo, interessado que é na implantação do Parque Municipal Paulo Berutti, que virá a ser um paraíso ecológico de 33 mil metros quadrados no bairro São Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário