quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Tonussi é ativista, aviador, marinheiro, empresário e inventor de moto dobravel

Amadeu Tonussi participou da caravana do Orçamento Participativo da PBH

Amadeu Tonussi Rodrigues (foto) é engenheiro eletrônico e de telecomunicações formado na PUC Minas, piloto de avião, capitão de barco, inventor, empresário e ativista social, agora dedicando-se à implantação do Parque Municipal Paulo Berutti, no bairro do São Bento, onde mora.

O empresário se desfez recentemente de sua participação na empresa familiar TACOM para se dedicar ao projeto de criação de uma motocicleta dobrável, que a pessoa carrega ou puxa pelas rodas como se fosse uma mala de um metro por 40 centímetros.

O protótipo da moto está pronto, ela existe, funciona, tem autonomia de 100 quilômetros, movida a gasolina, e velocidade de até 80 quilômetros por hora. 

Pode rodar na cidade sem qualquer problema carregando pessoa de até 200 quilos.

O engenheiro Tonussi tem 12 patentes já registradas e em uso comercial, como o sistema de bilhetagem do MOVE de Belo Horizonte.

Amadeu Tonussi Rodrigues, de 56 anos, tem um avião bimotor estacionado no aeroporto de Pará de Minas, e no qual ele mesmo faz a manutenção, especialista que é, e um barco ancorado em Angra dos Reis.


Esta capacidade e interesse por manutenção, máquinas e inventos está em seu DNA, de seu avô, zelador das instalações do Hospício de Barbacena, e de seu pai que iniciou em BH a empresa de mesmo nome para manutenção de motores.

2 comentários:

  1. Oi rapaz como esta lembra de mim fui seu subordinado no 1° protótipo da moto dobrável como esta vcs tranquilo.

    ResponderExcluir