segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A dentista esteve no exército, tratou de índios e diz que a crise aumentou o número de doenças bucais


Dentista, especialista em estomatologia, um ramo da odontologia que estuda e trata as doenças da boca, de afta a câncer, a mineira Andréa Andrade (foto com a filha Brenda) já rodou o Brasil exercendo a profissão em plena floresta amazônica, na Bahia, no Rio ou no Sul do país.

Nascida em Varginha, logo após se formar ela foi aprovada em um concurso do exército brasileiro e partiu para a mata. Foi lá, em Tabatinga, na fronteira com a Colômbia e o Peru, como a única mulher integrante do Pelotão de Fronteira Ipiranga, que ela conheceu o marido, também militar, hoje major do Exército.

Chegou a ficar aquartelada por vários meses, longe de tudo e de todos. Casou-se, teve quatro filhos, o caçula um gauchinho, e finalmente voltou à terrinha.

Comprou uma clínica de Odontologia no Centro de BH e, já reformada, não pretende mais se aventurar por outras plagas.

Na chamada civilização, Andréa constata o crescimento de doenças da boca, provocadas pelo tabagismo, pelo consumo de álcool e, principalmente, pelo estresse urbano. Esse, segundo a especialista, é o maior responsável pelo aparecimento de aftas, estomatites e lesões traumáticas.

“Com a crise, o número de doenças da boca vem crescendo muito”, constata.

Justamente o contrário do que ocorre na selva, com os índios, de quem tratou durante anos e não encontrou sequer uma cárie dentária.

Entre os ribeirinhos da Amazônia, no entanto, Andréa tratou muitos e muitos casos graves, até de leishmaniose na boca, com terríveis lesões, difíceis de serem curadas.

Ao lado da filha Brenda, de 14 anos, Andréa gosta de curtir o Parque da Barragem, sempre que encontra tempo para as caminhadas.

Seu ritmo é pesado: na clínica, atende cerca de 30 pacientes por dia. Localizada na Rua Tupis, ao lado do Shopping Cidade, a clínica oferece todas as especialidades da Odontologia, e aceita 25 convênios odontológicos. Para contatos, basta ligar para 324-2426.  (Post Tetê Rios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário