terça-feira, 27 de outubro de 2015

A corrida nos parques como meio de vida

Gisele Benedita, Montalban e Duílio Taranto

Gisele Benedita e Montalban são professores de Educação Física e, há oito anos, se tornaram sócios na assessoria esportiva Ritmo Run, especializada em ensinar as pessoas a correr.

Tudo começou quando eles foram convidados para treinar um grupo de funcionários do BDMG, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.  

Desde então não pararam mais e hoje dão aulas para grupos em praças e parques de BH. O Parque da Barragem é um dos espaços preferidos, por conta da marcação da pista, além de ser um dos locais mais agradáveis para a prática de exercícios físicos da capital.

Os treinamentos são divididos em alongamento, fortalecimento muscular e o treino de corrida, explica Gisele. 

Apesar de ser em grupo, os treinos são personalizados, de acordo com a idade e a característica de cada atleta, que têm planilhas individuais de acompanhamento de desempenho.

Gisele explica que, num período de três a quatro meses, uma pessoa disciplinada já consegue cumprir uma corrida de uns 5 quilômetros.

O curioso, segundo ela, é que tem aumentado a procura pelos treinos por pessoas mais velhas. “Nossos atletas têm de 23 a 66 anos”, se orgulha ela.

Este é o caso de Duílio Taranto, de 63 anos, que, no momento da entrevista, acabara de correr 14 quilômetros em volta da lagoa do Parque. Seu objetivo é participar da volta da lagoa, na Pampulha, corrida que atrai atletas de todas as regiões do país.

Atualmente, são cerca de 40 atletas e uma das vantagens destacada pela professora é que a corrida libera endorfina de maneira mais rápida. “É por isso que dizem que correr vicia, que quem começa não consegue parar. 

Nós mesmos temos de dosar alguns alunos, pois o ideal é correr de três a quatro vezes por semana”, aconselha a professora.

O motivo, explica, é que a corrida é um esporte de alto risco de lesões, por ser de alto impacto. 

Os professores também orientam sobre as roupas mais adequadas e os tênis, que devem ter amortecedores e não podem estar desgastados, para não prejudicarem ao invés de ajudarem a promover a saúde. 

Quem quiser falar com os professores pode ligar para o 99938-2808.(Post Tetê Rios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário