domingo, 18 de outubro de 2015

Carro próprio, este o sonho de Luciene


Luciene Ferreira (foto) é mineira de Januária. Veio ainda adolescente para a capital, em busca de uma vida melhor. Tornou-se empregada doméstica e, há 15 anos, trabalha e mora na casa de uma família no Vila Paris.

Neste período, os três filhos do casal cresceram, duas se casaram, e ela continua firme, lá. Melhorou de vida: comprou uma casinha em Contagem, para onde vai nos fins de semana, tem um namorado, embora ainda não queira se casar, e está animada com as nova Lei das Domésticas, que passou a lhe garantir o FGTS. 

Antes, já tinha todos os benefícios garantidos pelos patrões, como a carteira de trabalho assinada, as férias de 30 dias, o 13º salário.

Seu sonho, agora, é conseguir a CNH, comprar um automóvel e sair por aí, passeando sobre quatro rodas. 

Bem que ensaiou as primeiras aulas na autoescola, mas não passou no exame da primeira vez e desanimou. Mas a animação voltou e ela já se prepara para uma nova tentativa.

Suas férias, invariavelmente, são em Pirapora, para onde vai rever a família e os amigos. Fica triste quando vê que, a cada ano, o rio vai secando.

Frequenta a pista do parque três vezes por semana, religiosamente, há mais de três anos. Começou a caminhar por ordem médica, desde que teve problemas respiratórios, com falta de ar constante. 

As caminhadas a curaram, e ela não parou mais. Chega bem cedo, não sem antes deixar a mesa posta, uma mordomia da qual os patrões não abrem mão. (Post Tetê Rios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário