quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Prefeitura inicia processo de privatização do Parque da Barragem Santa Lúcia

Eustáquio A dos Santos
A Prefeitura de Belo Horizonte publica hoje, dia 21 de outubro, quarta-feira, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) visando à obtenção de estudos, levantamentos, dados técnicos, e demais insumos necessários à estruturação de projeto de Concessão Comum para urbanização, requalificação, manutenção, operação e exploração do PARQUE DA BARRAGEM SANTA LÚCIA.

Na prática, significa oferecer a empresários da iniciativa privada a concessão pública para melhoramentos e administração do nosso parque da barragem. 

Os interessados terão 120 dias para apresentarem estudos e projetos sobre a área de 86 mil metros quadrados e que podem aumentar para 100 mil metros quadrados se forem incorporadas a praça República do Líbano e o Parque dos Colibris.

A Associação dos Amigos do Parque da Barragem Santa Lúcia, presidida por Eustáquio Augusto dos Santos, também editor deste Blog do Parque, foi a responsável por levar ao prefeito Marcio Lacerda, há quase dois anos, o projeto de privatização do parque, elaborado pelo renomado arquiteto Gustavo Penna, e que prevê uma inovadora abordagem para as áreas de lazer, nas pistas de caminhada, ciclovias, campos de futebol, quadras poliesportivas e até uma pista de skate.


Este projeto poderá se tornar uma das mais ousadas inciativas arquitetônicas e urbanísticas da cidade se for levado em consideração também a urbanização do Aglomerado Santa Lúcia, já iniciado pela Prefeitura, e que prevê derrubada de barracos, abertura de ruas, relocação dos habitantes em novos apartamentos no Vila Viva já pronto e criação de dois parques no morro, o Bicão I e Bicão II.

Parque da Barragem Santa Lúcia, vista a montante

Parque da Barragem Santa Lúcia, vista da jusante

5 comentários:

  1. São de iniciativas assim que Belo Horizonte precisa agilizando potencial das associações mais atentas ao que de fato contribui para a qualidade de vida de regiões inteiras ao invés de ações populistas a só servirem para interesses isolados. Força e sucesso pra vocês.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  2. Mario Sergio da Fonseca21 de outubro de 2015 às 09:51

    O parque vai ficar lindo, bem cuidado, arborizado, florido, bem cuidado. Todos sabemos que o poder público não tem competência administrativa para cuidar destes , sei lá, quase 100 parques municipais. Deve entregar todos para a inciativa privada. A história mostra que estou certo. Parabéns a este pessoal que anda tocando o projeto do parque da barragem Santa Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Eustáquio
    Vocé é um pioneiro na luta pela comunidade.
    Sucesso
    Ivan Kallas

    ResponderExcluir
  4. Parabéns maluco louco ladrao e inrrsponsavel logo postarei fotos aqui de quando tudo ali era um brejo. Criar algo em cima do que já está pronto é fácil quero ver lançar um projeto em um local onde não existe nada a Barragem santa Lucia pertence à comunidade do aglomerado santa Lucia quero ver isso ir além vc se quer discultiu isso com a comunidade acha que vamos ficar parados e ver vc querer se promover em cima de nós. Vai sonhando já marcamos uma audiência pública na câmara dos vereadores e vamos marcar outra no ministério Público e vamos para o embate

    ResponderExcluir
  5. PELO QUE ESTOU SABENDO A COMUNIDADE BARRAGEM SANTA-LÚCIA NÃO ESTÁ A PAR DISTO. TEM ALGO ERRADO NISTO AÍ NÃO PODE TIRAR NOSSO PATRIMONIO ASSIM. TRAIRAGEM TEM PREÇO E É O QUE VOCÊS QUEREM FAZER. DECLARO IMENSA REVOLTA POR VOCÊS FAZEREM ISTO POR DEBAIXO DOS PANOS. NÓS MORADORES DA BARRAGEM SANTA LÚCIA QUEREMOS MAIS RESPEITO COM O QUE É NOSSO,É DE TODOS.

    ResponderExcluir