sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Slow fashion, a moda com atitude e consciência ecológica

Slow Fashion

Áurea Lúcia, designer de moda, empresária


A lendária estilista Coco Chanel não se conformava com as mulheres que dispensavam um guarda-roupa inteiro a cada estação. Ela dizia: “A atitude denota muito dinheiro, mas pouco estilo”.

Esta posição da Chanel resume bem a necessidade de um novo posicionamento de consumo e de estilo de vida, baseado em valores que se sobrepõem ao dinheiro.

slow fashion surge para dar maior consciência ecológica para seu consumidor.

Tem origem no slow design, movimento criado por Fuad-Luke (2010), democratizando os processos para criar peças de uma forma mais lenta, com preocupação no desenvolvimento dos processos. 

Sua área de atuação é voltada para o bem de pessoas e do ambiente, pensando primeiramente em benefícios locais, ampliando a ação para o âmbito global.

A Europa sai na frente nesta nova proposta, tendo em vista seu histórico de guerras e escassez de recursos naturais que proporcionaram uma consciência de produção e consumo ecofriendly.

Lá, o diferencial é que os consumidores estão prontos para um produto sustentável, com mais informações de moda. "Isso é realidade nos países da Escandinávia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Áustria, Reino Unido, mas não tanto em países do sul da Europa", ressalta Olaf Schmidt, produtor das maiores feiras sustentáveis europeias e sem querer destacar a Alemanha como possível líder deste movimento.

Por falar em feiras, destacam-se por lá as feiras irmãs ecofashion chamadas Greenshowroom (dedicada à alta moda), que completa seis anos, e Ethical Fashion (dedicada a streetwear), que acontecem em paralelo à Berlin Fashion Week, em uma antiga estação de trem. 

Juntos, esses eventos têm, hoje, 160 marcas participantes no total, constituindo o maior evento deste setor em toda a Europa.

Stella McCartney, Vivienne Westwood, EDUN, Levi’s, Adidas e Hugo Boss são alguns exemplos de marcas sustentáveis internacionais.


No nosso próximo encontro vamos falar da moda sustentável no Brasil e em Minas Gerais. Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário