terça-feira, 3 de novembro de 2015

Solução criativa permite Novo Parque sem dinheiro público


A Associação de Amigos do Parque da Barragem Santa Lúcia conseguiu uma enorme vitória junto à Prefeitura de Belo Horizonte ao conseguir a aprovação total para que o Novo Parque da Barragem Santa Lúcia se torne realidade, seja totalmente custeado pela iniciativa privada, não custe um centavo sequer aos cofres públicos e, pelo contrário, que o concessionário arque com todos os custos de manutenção daqui para a frente, num prazo de 30 anos.

O edital do PMI 002/2015 – Procedimento de Manifestação de Interesse – foi publicado no dia 21 de outubro de 2015 e pode ser acessado e baixado no site da PBH Ativos S/A  http://www.pbhativos.com.br/pmi-0022015.

Este tipo de oferecimento de concessão à iniciativa privada foi possível unicamente pela criativa solução apresentada pelo renomado arquiteto mineiro Gustavo Penna, contratado pela Associação de Amigos do Parque da Barragem Santa Lúcia para elaborar o projeto arquitetônico deste Novo Parque.

O arquiteto aumentou a área do parque em 14 mil metros quadrados, com a incorporação da praça República do Líbano e Parque Jusante da Barragem; criou ciclovias, novas e melhores pistas de caminhadas, pista de skate, espaço fechado para cães se exercitarem em liberdade, uma enorme estátua, de 12 metros de altura, no meio do lago, uma pequena ilha no lago, um revolucionário paisagismo, ao estilo Inhotim, um campo de futebol com arquibancadas, vestiários, iluminação e cabines para rádios e televisões e a solução comercial que poderá interessar empresas a bancarem todos estes melhoramentos.

A construção de uma laje sobre o campo reserva de futebol de terra, quase sem uso, mas que poderia passar para cima desta laje. Em baixo, livre, uma área de 6 mil metros quadrados a ser utilizada pela empresa, ou empresas, interessadas em bancar o Novo Parque.


O parque não perde espaço, pelo contrário, ganha espaço. Ganha também vitalidade, beleza, segurança, torna-se um novo cartão postal da cidade de Belo Horizonte. E não será cercado ou gradeado e nem cobrará entradas.



2 comentários:

  1. A iniciativa é fantástica e valendo-se de empreendimento com recursos privados faz com que seja saneada também a questão da corrupção que tomou conta de todos os setores do poder público como espécie de cultura adotada em nome de propósitos medíocres e incapazes de realizações concretas. É isso aí, não deixe que essa empreitada seja apodrecida pelo poder público hoje em franco descrédito.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eustáquio.
    O futuro se constrói com pessoas e idéias inteligentes.
    Ivan Kallas

    ResponderExcluir