quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Caminhabilidade é o transporte a pé. BH começa a se mover.

Rua Iraí, fundos da Faculdade Pitágoras: a calçada já está no padrão da Prefeitura, inclusive com o piso tátil para deficientes visuais
Caminhabilidade é um termo que começa a ficar conhecido nas grandes cidades que se preocupam com a mobilidade urbana.

É o transporte a pé, tão importante que a ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos - tem incentivado estudos e projetos nas cidades brasileiras.

Belo Horizonte tem ainda pequena preocupação com os pedestres, apesar de a Prefeitura ter projetos como o Amar BH, leis de regulação e padronização das calçadas e de vez em quando fazer campanhas pela melhoria dos passeios da cidade.

Mas agora, em 2016, o termo vai começar a surgir mais em BH, especialmente pela adoção do conceito urbano de que as pessoas devem morar a cerca de no máximo 10 minutos de onde estuda, trabalha e se diverte.


No Novo Parque da Barragem Santa Lúcia as pistas de caminhadas terão prioridades absolutas, com novos traçados, pistas com piso antiderrapante percorrendo toda a área de 100 mil metros do parque, com bastante sombra e sempre acompanhando a visão do lago.

As calçadas do hipercentro de BH estão adaptadas e recebem um trânsito de pedestres de mais de um milhão de pessoas a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário