sábado, 5 de dezembro de 2015

Chuva no Asfalto

Por Fabíola Carvalho
Psicóloga social e ativista ambiental

Interessante observar como a relação das pessoas das áreas urbanas tem mudado quando o assunto é chuva.  

As chuvas são fenômenos naturais, mas nas grandes cidades seus efeitos são também sociais. 

Como nos centros urbanos grande parte do solo é impermeabilizado pelo asfalto e pelo cimento, a capacidade de a água infiltrar na terra fica diminuída, aumentando as chances de enchentes.

Somado a isto existe o problema do lixo jogado nas ruas, agravando ainda mais a situação. Talvez por isto, até bem pouco tempo, muitas pessoas das grandes cidades só ressaltavam os aspectos negativos das chuvas.

No entanto, com a realidade da escassez hídrica e o aumento da temperatura, as pessoas que vivem nos centros urbanos parecem começar a perceber que as chuvas são mais do que necessárias, fundamentais para a vida das plantas, dos animais, do homem.

Necessárias à vida dos rios, essenciais à manutenção de nascentes e ao fornecimento de água das cidades, ou seja, fazem parte de um ciclo de equilíbrio da Natureza.

Se num passado recente somente as pessoas do campo entendiam e valorizavam as chuvas, hoje, nas cidades, a consciência começa a mudar.  

Percebe-se que não são as chuvas as causadoras de tanto transtorno, mas sim o despreparo das grandes cidades para recebê-las.

Afinal, a água que vem do céu representa a vida que nasce na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário