terça-feira, 8 de março de 2016

Camélia, a flor subversiva, vira símbolo da Batalha das Flores na João Clapp


Em 1888, no clímax da campanha abolicionista, a princesa Isabel organizou festa chamada a Batalha das Flores

Objetivo: mobilizar a alta sociedade de Petrópolis – sede da família imperial – e arrecadar fundos para a Confederação Abolicionista.

No carnaval de 1888, 12 de fevereiro, a princesa, o marido, conde d’Eu, filhos e amigos percorreram a cidade em carruagem ornamentada com camélias.

Os moradores da minúscula rua João Clapp, com apenas um CEP, um prédio, o número 16, sem saída e muito íngreme, localizada entre a Prudente de Morais e a Conde de Linhares, estão propensos a realizar uma Batalha das Flores, com o objetivo de arrecadar fundos e implantar na esquina da Prudente, um “parklet” ornamentado por Camélias.

João Clapp foi presidente da Confederação Abolicionista e presenteou a Princesa Isabel com um buque de Camélias quando da assinatura da Lei Áurea.

A camélia era o símbolo dos abolicionistas, que as exibiam orgulhosos nas lapelas, uma flor linda, importada do Japão e hoje já disseminada pelo Brasil.


O vereador Pelé do Volei já esteve no local e prometeu aos frequentadores da animada banca de jornais do Fred implantar este parklet, mas como nada foi feito, passados dois meses e muita chuva, o pessoal andava desanimado, motivo agora desta  “batalha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário