sábado, 2 de abril de 2016

Hospital no Santa Lúcia atende pelo SUS e já é referência em ortopedia


O Bairro Santa Lúcia tem o maior hospital em número de cirurgias ortopédicas de Minas Gerais, que é referência na área e supera até mesmo o número de procedimentos do Hospital João XXIII, para onde são encaminhados os politraumatizados. 

O mais importante: atende exclusivamente pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

Instalado nas dependências do antigo Hospital São Bento, a Unidade Santa Lúcia do Hospital São Francisco, tem 110 leitos e integra a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis http://www.saofrancisco.org.br/ , entidade filantrópica que tem outra unidade no bairro da Concórdia, esta com 234 leitos. 

A Fundação é a segunda maior do Estado em número de leitos, superada apenas pela Santa Casa de BH.

Criada em 2010, a Fundação realizou nada menos do que 57 mil atendimentos no ano passado e é referência também em hemodiálise, com mais de 35 mil procedimentos em 2015. 

Segundo a coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais da Fundação, Ana Luiza Rabelo (foto), a meta é dobrar o número de leitos e o número de atendimentos em hemodiálise. O problema, no entanto, é que os planos esbarram na falta de recursos.

É que, no hospital, o consumo de determinados itens que não têm a cobertura do SUS chega a números estratosféricos. As fraldas geriátricas são um exemplo: são consumidas 12 mil por mês. O consumo de papel A4, usado para a confecção de laudos, receitas e resultados de exames, chega a 15 pacotes de 500 folhas por dia.

Por isso, a Fundação sobrevive da solidariedade da sociedade, da realização de campanhas nas igrejas e nas escolas, com gincanas para arrecadar fraldas e papel e outras ações para despertar a comunidade sobre as suas carências.

E a primeira grande ação do ano será a 1a Caminhada pela Vida e pela Saúde, marcada para o próximo dia 30 de abril, no Parque da Barragem Santa Lúcia, das 8 às 10h. 

O objetivo, explica Ana Luiza, é mostrar para a comunidade dos bairros do entorno do Parque que o hospital existe e precisa da ajuda de todos. (Post Tetê Rios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário