sábado, 11 de junho de 2016

Casa do Beco recebe peça de Kafka em montagem ousada e performática

O ator Kimura Schetino, na peça Relatório para uma Academia, de Franz Kafka (foto Guto Muniz)

Com texto de Franz Kafka, o conto “Relatório para uma Academia” que uniu novamente o diretor Eid Ribeiro e o ator Kimura Schetino em um processo de criação teatral, retorna à Belo Horizonte para curta temporada, nos dias 17 e 18 de junho, com entrada gratuita no espaço Casa do Beco, no Aglomerado Santa Lúcia, com entrada gratuita. 

A obra apresenta a história de um ex-macaco, convidado por uma Academia, a relatar o incrível processo de transformação pelo qual passou durante cinco anos até tornar-se humano. 

O autor de clássicos como “A Metamorfose” sintetiza nesta narrativa – adaptada para o palco por Eid Ribeiro – temas como evolução, condicionamento, adestramento, colonialismo e a própria condição do humano.

Para compor o personagem, encenador e ator optaram pelo minimalismo dos efeitos no palco e pela contenção dos gestos, procurando ressaltar a condição de aprisionamento criada por Kafka em sua literatura, além de valorizar o trabalho do ator com o texto. 

Um desafio para Kimura, que se tornou reconhecido justamente por sua atuação performática em cena. “Sempre achei o Kimura difícil de ser ‘domado’; ele é como um selvagem. E conduzir a palavra, neste caso, demandava um domínio do tempo, do espaço, dos sentidos”, explica Eid Ribeiro.

A peça ser apresentada nos dias 16 e 17 de junho, sexta e sábado, às 20 horas, na Casa do Beco, avenida Artur Bernardes, 3876, na Barragem Santa Lúcia, com entrada gratuita. Informações: 31 3297 1455.

Casa do Beco, onde será encenada a peça de Franz Kafka, na Barragem Santa Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário