domingo, 12 de junho de 2016

Tecnologia mineira pode ajudar brasileiros obesos


Graduada em Administração de Empresas pela Fumec, Silvana Nascimento (foto) tem um currículo invejável. 

Foi CEO do escritório brasileiro da Embratur em Londres, gerente de Marketing da Fundação Arnaldo Jansen, gerente de Marketing e de Cultura da Federação das Indústrias de Minas Gerais – Fiemg e técnica de Eventos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

Silvana iniciou sua carreira como servidora estadual na Secretaria de Estado de Turismo, onde chegou a secretária adjunta. 

Atualmente, é a diretora de Ensino e Pesquisa da Utramig, responsável pela coordenação, nesta semana, da Mostra Tecnológica, o principal evento da instituição, quando os alunos dos oito cursos técnicos apresentam os trabalhos desenvolvidos durante o semestre.

Entre os projetos, um tipo de bicicleta que gera energia enquanto a pessoa se exercita (foto); hortas verticais para apartamentos e até um programa exclusivo de alimentação para animais obesos. 

O tema da mostra é a obesidade, considerado o mal do século XXI: conforme a Organização Mundial de Saúde, é atualmente um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. 

A projeção da OMS é que, em 2025, o mundo terá 700 milhões de obesos. No Brasil, a obesidade vem crescendo assustadoramente e alguns levantamentos apontam que mais de metade da população do país está acima do peso. 

Os estudantes apresentaram outras propostas criativas contra a obesidade, como um despertador que, de 3 em 3 horas, que alerta pessoas em programa de educação alimentar para o horário de alimentação. 

O Dance Fittnes, que simula um tapete para auxílio a programas de perda de peso e melhoria de qualidade de vida e um contador de passos com sensor para auxílio para programa de perda de peso. (Post Tetê Rios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário